15 de agosto de 2009

Multicultural

É verdade que 28% da população australiana não é nativa e que até agora eu nunca vi um canguru, coala ou aborígene – australiano também?

Melbourne é uma Torre de Babel e eu preciso de um Babel Fish para encaixar eu meus ouvidos. A multiplicidade de línguas, principalmente orientais, que eu escuto aqui é coisa de outro mundo – literalmente. Chinas e japas e tailandeses e malauianos e turcos e indianos e árabes – menos australianos. Até hoje, a maior concentração de aussies* que presenciei foi em uma sala de cinema.

Não era mentira quando a pesquisa, antes de vir para cá, anunciou que não deveria me preocupar como meu inglês soaria. O inglês daqui é verdadeiramente macarrônico. Ninguém vai se importar se eu cantar um pouquinho do meu pasmódico baianês – os tinglings superam isso facilmente.

É possível, aqui, comprar da mais podre junkie food ao estilo americano aos famosos fish’n chips australianos; dos noodles coreanos aos kebabs turcos; das castanhas indianas com chocolate europeu às pizzas, tipicamente italianas, feitas por chineses.
É um escarcéu de gente e de gente do mundo todo.

Nenhum comentário: